sábado, 6 de outubro de 2012

O Meio Ambiente é você!!!

Boa tarde amigos!

Na primeira vez que entrei em uma sala de aula, inicio do curso de Técnico Ambiental no Senac, um professor nos deu uma folha em branco e mandou a gente se expressar por desenho ou texto nossa visão sobre o meio ambiente. Após feitos e entregues o professor nos disse, aposto que vocês escreveram ou desenharam uma visão poética do meio ambiente, tipo rios limpos, campos verdes, bichinhos essas coisas, e poucos se incluíram no meio ambiente. Ele estava corretíssimo foi isso que fizemos.

Nos dias de hoje ainda encontramos muitos defensores apenas do meio natural, mas nos dias de hoje uma visão sócio ambiental pode ser considerada ideal, não adianta defender  bichinhos, preservação de florestas se não tivermos também os olhos voltados a nós, seres humanos, todo o desequilíbrio ambiental tem duas causas bióticas ou abióticas, as causas abióticas que são os os desastres naturais não se pode fazer muito a respeito, apenas conseguir meios de atenuar seus efeitos, mas os bióticos estes sim devem ser trabalhados, pois somos nós que os causamos.

A melhor maneira de iniciar este trabalho é a Educação Ambiental, que nada mais é que começar a plantar ideias, atos e ações na cabeça de um grupo de pessoas afim de despertar uma consciência ambiental, nós fazemos o meio ambiente em que vivemos, degradar ou conservar este meio primeiramente depende muito mais de nós do que qualquer iniciativa do Poder Público.

Mas isto não exime o Poder Público de criar ações, traçar objetivos afim de alcançar metas traçadas, temas como Agenda 21, Desenvolvimento Sustentável, 3 Rs, Coleta Seletiva, Agricultura Orgânica e outros deveriam ser matéria em qualquer grade escolar, mesmo indo em desencontro a que muitos estudiosos pensam, na visão dele o meio ambiente tem que estar presentes em todas as matérias e não em uma especifica. Incentivo a políticas públicas para preservação ambiental estão previstos em Lei, como a Política Nacional de Educação Ambiental e Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Não adianta uma cidade ter um comité em prol do  desenvolvimento sustentável se ele não consegue fazer a papulação entender o que é isso, como eu posso cobrar alguém que desmata pra fazer carvão, comercializa animais silvestres e outras coisas que degradam o meio ambiente se não dou opções de existência a eles ou em muitos casos de sub existência.

Na minha opinião quem tem a obrigação de de integral o povo ao meio em que vive é o Poder Público, mostrar a ele que ele faz parte, e o que ele fizer de errado vai vir ao encontro dele, pode não ser de uma forma imediata mas um dia volta.

Meus amigos nós somos o meio ambiente cabe a nós deixar um meio ambiente melhor para nossos filhos, isto nada mais é que DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL sozinhos podemos e devemos lutar por isso, mas não podemos ver Poder Público ausente e não deixar de cobra-los.

Abraço a todos.



Um comentário:

Este espaço é para vocês.