sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Socorro cadê a água!!!!!!!!!

Boa noite a todos!!!!

Hoje ouvi na rádio que a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) instituiu o racionamento de água na cidade, que devemos economizar o máximo que pudermos, concordo plenamente com eles, lavar carros ou calçadas em tempo de seca é um absurdo, tenho boas brigas aqui em casa em relação a esses gastos, qual a finalidade de lavar uma calçada se amanha ela estará do mesmo jeito, uma varrição é suficiente, ninguém come sobre uma calçada se ta suja apenas varra, banhos rápidos, só lave uma roupa se realmente ela estiver suja, não to falando pra ninguém andar sujo, mas uma roupa que você usa por poucas horas não necessita de lavagem, da pra ser usada duas vezes, eu faço isso com as minhas.

Mas mesmo o povo fazendo sua parte não entendo porque ano após ano, seca após seca empresas responsáveis pelo abastecimento de água não buscam outras formas de abastecer o povo com esse bem tão valioso, podem verificar nós moradores do nordeste temos mais disponibilidade de água que qualquer estado do sul e sudeste, se temos tecnológia pra retirar petróleo la na caixa prego de tão fundo, porque não retiramos água em quantidade suficiente para abastecer a população ao menos em períodos de seca.

Em São Paulo a Sabesp vai contra a abertura de poços profundos pois não pode garantir a qualidade da água, mas aqui este não seria um impencílio a água fornecida e horrível, uma água salobra, turva, e vai saber mais o que, não adianta justificar com um pior é nada.

Água tem e só querer ir buscar, se é salobra instalem desalinizadores, se não é potável construam estações de tratamento, quem arcará com esses custos não sei, se tivermos que pagar por parte deles beleza, ao menos vamos receber um produto de qualidade.

Quanto não esta sendo gasto para fazer a transposição do Rio São Francisco, isso vai ajudar alguma coisa para cidades como Jataúba, acho que não, com esse dinheiro quantos poços artesianos e semi artesianos poderiam ser construídos. Mas não tudo no Brasil tem que ser faraônico tudo pra gringo ver.

Será que não se retira água do sub solo do nordeste por não se ganhar royalties e aumentar nossas divisas, a água por mais preciosa que seja não é encarada como um negocio lucrativo, a falta sabemos que lucrativo é, pois ela é usada como maquina de manobra por políticos.

Mas o pior isso tudo é culpa nossa, não sabemos votar, não cobramos quem colocamos no poder e eles nos usam como quiser, décadas já se passaram e décadas estão por vir com esse problema recorrente da seca de tempos em tempos, se nós continuarmos ser comprados por carros pipas em época de eleição, se nós não cobrarmos um solução definitiva junto a quem pode resolver esse problemas o que chagará a nossas torneiras isso se chegar será efluentes ou seja um esgoto limpinho.

Abraços a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é para vocês.