sábado, 6 de outubro de 2012

Reflexões sobre uma eleição

Boa noite a todos!

Eu nunca usei uma urna eletrônica, parece brincadeira mas nunca mesmo, meu domicílio eleitoral era no interior e eu morava na capital, ai sempre justificava, vou ter esta primeira experiência aqui em Jataúba pra confessar estou meio ansioso. 

Quem mora nos grandes centros não faz ideia do que é o processo eleitoral em uma cidade como Jataúba, se repetindo em varias outras cidades da região, mas vou falar de Jataúba que foi a que vivenciei, é uma coisa de doido a cidade se divide em dois lados Boca de porco e Jacarés (Boca de Porco veio na frente apenas pra manter uma ordem alfabética) esta divisão ocorre mesmo fora do período eleitoral mas fica mais acirrada na época das eleições.

Praticamente se cria uma inimizade entre os dois grupos dentro da cidade, um lado metendo o pau no outro, e isso dosados a muitos absurdos que chega até a ser engraçado é um lado vigiando o outro, tendo as mesmas ações mas só a de um lado é certa, são tao bitolados nessa divisão que não enxergam isso.

E o barulho isso sim é chato, carros e mais carros de som, paredões de som, moto de som e até mesmo bicicletas de som tem de tudo, ai vem as musiquinhas que alimentam toda esta tecnologia sonora, são parodias de sucessos locais adaptadas aos candidatos e partidos, vocês não tem ideia de como isso come o juízo da gente mas o povo aqui ama parece que são movidos a som alto.

Tem também as carreatas isso eu acho legal, só é estragada por um monte de motos com escapamento aberto, um barulho infernal, cada vez que uma moto dessas passa começo minha praga pra estourar o motor, mas não adianta os motores sobrevivem, mas é bem bonito aquela fila de carros um atras do outro, lógico as motos a frente fazendo o maior barulho, carros e paredões de som e se faz a festa, não tem como ficar em casa sempre fui obrigado a ir olhar.

O que se comenta em qualquer roda é política cada lado contando mais vantagem que o outro e desmerecendo a festa do outro, tem a parte chata também que envolve violência, intolerância, algumas coisinhas não muito éticas, mas essa parte deixa pra lá não quero ser processado por falar o que penso e por diversas vezes ouvi, isso também comum para os dois lados.

O povo aqui ja é chegado a beber muito, nessa época mais ainda por ter sempre quem pague é meio como que tudo fosse regado a muito álcool mas é a cultura.

Mudar seu voto nem pensar parece crime eleitoral o ideal aqui é nascer de um lado e morrer do mesmo lado  
isso se possível expandido a todos da família, logico que com excessões,  e sinceramente não entendo isso nem os próprios políticos são fiéis mas o povo tem que ser, por mais merda algum candidato faça serão sempre fiéis a eles e ao partido criando um casamento quase que eterno entre alguns candidatos e a Câmara de Vereadores e Prefeitura.

Desde já agradeço aos três candidatos que me pediram voto que foram Vanessa, o amigo Firoca e Junior de Tota, pois o resto acho que não precisam de um misero votinho, passavam olhavam pra mim mas não tinha nenhuma manifestação, me senti até desprezado rs rs.

Boa eleição a todos e votem consciente ou tentem pelo  menos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é para vocês.