terça-feira, 2 de outubro de 2012

Seca pra quem te quer

Bom dia amigos!!!

Desde que me entendo por gente que ouço falar de secas no nordeste, por ser filhos de nordestinos era um assunto frequente nas cartas que recebíamos dos parentes que moravam por essas bandas e décadas se passaram e os problemas continuam os mesmos.

Hoje residindo em uma região semi árida posso ver de perto todo o sofrimento do povo, algo verde só é visto quando alguém passa usando uma camisa do Palmeiras, brincadeira, pois a situação é bem grave sem uma previsão de fim, se o inverno for bom esta situação será momentaneamente esquecida até a próxima seca.

Pronto já postei a minha visão romântica sobre esse assunto, agora vou destilar meu veneno, a seca nada mais é que uma forma de usar o povo como massa de manobra, em ano político mais ainda, cisternas são cheias a troco de votos, é pessoal isso não é lenda acontece mesmo, pensem num carro pipa como um cabo eleitoral.

Projetos são feitos, verbas destinadas mas a situação nunca se amenisa, e fica a pergunta por que depois de décadas muito pouco é feito por um problema que reincide de tempo em tempo?

Na minha opinião acho que são ações equivocadas, tipo construção de cisternas, em um bom inverno maravilha ela vai atender a necessidade do povo, mas quando não chove elas estão la sequinhas sequinhas esperando alguma alma boa mandar um carro pipa.

Alguém constrói um acude enorme a coisa mais linda quando cheio, muitos metros quadrados de espelho d'água e tudo bem rasinho, opa grande área em contato com o sol escaldante igual a evaporação e diminuição da vida útil dessa fonte d'água, será que ninguém percebe isso, e pior temos tecnologia para armazenamento de água no solo, tecnologia barata, mas me parece que nosso poder público não vai atras, e pensam, isso deve ser coisa de gente que não tem o que fazer e passa a vida estudando para inventar coisas novas pra prejudicar a gente.

Por que ao invés de se construir cisternas, no pacote se coloque também poços, ah mas água desses poços são geralmente salobres, mas ei que Deus inventou o dessalinizador, que infelizmente é pouco conhecido por essas banda, melhor mesmo é ficar dando carros pipas em troca de algo.

Na minha opinião deve se mudar a matriz de abastecimento de aguá nessas regiões, por que esperar a água que vem de cima enquanto nosso sub solo e rico cheio de lençóis freáticos, esperar por Deus mandar chuva em pleno século 21 é o cúmulo, tem que ser feito poços artesianos, meter broca pra baixo até acha a bichinha.

O Governo Federal também tem que levar até essas cidades toda a tecnologia adquirida, se a s prefeituras não vão até eles cabe a eles irem até elas.

Mas enquanto tudo isso não passa de uma utopia de um sonhador, ainda teremos de viver com gente mesquinha que usa a seca para ganhos próprios, e se o principal prejudicado não se manifestar serão mais décadas de sofrimento com a famigerada seca. Bora povão cobrem uma solução.

Abraços a todos!

Um comentário:

  1. Caro Gestor Ambiental, compartilho da mesma opinião, principalmente quando foi sitado em relação ao "cabo eleitoral", na minha região essa tipo de manobra politica é bastante usado, gostaria muito que as pessoas voltassem suas mentes para algo que vai lhes trazer benefícios na época da "crise", minha área é onde nasce o rio CAPIBARIBE, e creio eu que no nosso sub solo, existe varias vias e água, os chamados lenções freáticos, mas para as autoridades municipais não são de interesse deles, logo haja vista que não teriam como usar o seu cabo eleitoral mais forte em tais regiões!

    ResponderExcluir

Este espaço é para vocês.