quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cotas, cotas e cotas.

Boa tarde a todos!!!

Tava meio sem assunto hoje, mas ai me lembrei de uma notícia que li esta semana, Dona presidenta vai criar mais uma cota.

Logo quem for mulher, negra, pobre e deficiente terá emprego publico ou vaga em qualquer instituição pública garantida tudo graças as cotas, gente não sou racista, preconceituoso nada disso só não consigo aceitar todo este protecionismo. Tem gente que se mata de estudar para passar em um concurso público, não to falando de gente que tem um nível sócio econômico bom não, é gente pobre que corre atras que se torna auto didata em busca de um objetivo, se ele for negro essa nova cota facilita a vida dele, mas se ele não for alguém pode me falar por que ele não tem este privilégio?

Racismo existe ainda infelizmente, mas não só com negros, com nordestinos, com índios, com judeus, deficientes físicos e mentais, e outros também, toda vez que você se coloca em uma posição superior a alguém baseado em etnia, crença religiosa, regionalidade ou qualquer outra coisa você esta sendo racista mesmo que inconscientemente, se for levar por esse lado tem que ter cota pra toda esta gente.

Imaginem tem cota de número de mulheres dentro de uma coligação eleitoral, que democracia é essa que obriga alguém se candidatar, é meio assim vocês tem que arrumar um número x de mulheres senão a gente não libera a candidatura de vocês, registrem qualquer uma não interessa se ela tem aptidão pra coisa ou não o que importa são os números de mulheres que concorrerão. Pra falar a verdade acho que se não fosse obrigatório votar a abstenção iria ser muito maior.

A única cota que sou a favor mesmo assim com restrição é a das 50% das vagas das faculdades públicas para alunos provenientes do ensino público, pra mim não tem lógica um aluno pagar escola por toda a sua vida e depois nos pagarmos pra ele se formar em uma faculdade pública, se ele pode pagar tem que cobrar dele sim. O problema que vejo nessa cota para alunos de escolas públicas é se eles tem condições de acompanhar o ritmo com a bagagem que lhes foi dada no ensino público, acho que em cursos de humanas não teria muito problema, mas em exatas e biológicas existe uma distancia muito grande, vai faltar base.

Antes de qualquer cota o Poder Público deveria melhorar o nível de nosso ensino público, ações já estão sendo tomadas isso é fato, mas ainda não são suficientes para se implantar um sistemas de cotas, um aluno mal preparado pode atrasar o desenvolvimento de uma sala toda.

Mas isso é apenas o que penso, posso estar errado ou não.

Abraços a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é para vocês.