segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Falando sério sobre Meio Ambiente (falando de resíduos sólidos)

Boa tarde a todos!

Resíduos sólidos vem se tornando um dos grandes problemas das cidades, a destinação do lixo (resíduos sólidos) gerado por nós a cada dia fica mais insustentável, a redução, reutilização e reciclagem passam a ser primordial para qualquer sociedade. Vindo ao encontro dessas necessidades em 2010 foi promulgada a Lei Federal 12.305 que instituiu a Política nacional dos Resíduos Sólidos abrindo um novo marco nas questões ambientais relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos.

Esta lei institui a responsabilidade compartilhada de geradores de resíduos: fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e cidadão na Logística Reversa os resíduos, em resumo quem produz, comercializa ou utiliza qualquer produto tem responsabilidade pelo descarte correto desse resíduo, por exemplo se você troca de computador, geladeira ou televisão qualquer bem durável na hora de descartar os mesmo deve procurar o local onde foi efetuada a compra, e eles por sua vez em contato com o fabricante darão o destino correto desse resíduo, então nada de jogar coisas velhas no lixo, a responsabilidade do povo e entregar esses resíduos nas lojas onde foram efetuadas as compras.

Outro ponto importante é a meta de acabar com os lixões até 2014 ou 2015 não me lembro ao certo além de reciclar 20% de todo resíduo produzido ate 2015. As prefeituras tinham até o mês 08/2012 para apresentarem seus planos de ação  aos órgãos responsáveis, correndo o risco de perder verbas federais caso não apresentassem, espero que Jataúba tenha feito algo a respeito.

Outro lance legal é o incentivo a Programas de Educação Ambiental que são a base pra qualquer coisa que se queira fazer relacionadas a meio ambiente tem a função de mudar a cultura o pensamento da população, o incentivo a criação de cooperativas de catadores  dar condições de trabalho a eles.

Quando vejo o caminhão cheio de lixo (resíduos) fico pensando la vai um caminhão de dinheiro que não é utilizado, pode se fazer uma estimativa de quanto se esta deixando de ganhar fazendo o descarte errado do lixo, quanto emprego podia ser gerado gerenciando de forma correta esses resíduos, um dos maiores problemas enfrentados para o total aproveitamento dos resíduos é o espaço, fazer compostagem do resíduo úmido necessita de espaço e isso temos de sobra.

Protelar uma solução, ir empurrando com a barriga só vem a piorar a situação da cidade em relação ao gerenciamento de nosso resíduos. A Política Nacional dos Resíduos Sólidos vem novamente mostrar que o Brasil tem uma das melhores legislações ambientais, mas mostra também o abismo que existe entre o papel e  a execução do que ele dita.

Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é para vocês.