quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Saneamento básico

Boa tarde a todos!

Deixando a política local de lado que é uma coisa que realmente não entendo e bora tratar de assuntos que realmente são importantes para um futuro crescimento de nossa cidade.

Saneamento básico o nome já diz tudo é o mínimo que temos que ter para alicerçar o crescimento de uma cidade, ele deveria vir antes de qualquer obra, levar saneamento básico a uma população e levar saúde qualidade de vida, não adianta querer calçar uma comunidade sem antes fazer o saneamento básico, em alguns locais com uma administração com um pouco mais de visão um loteamento só é aprovado e poderá ser comercializado se apresentar saneamento básico, calçamento e iluminação pública e essas prefeituras estão certíssimas de cobrar isso, ela tira dela o ônus de ter que construir isso depois, passando a empolgação da compra o cidadão vem em cima do Poder Público afim de se conseguir esses benefícios.

Saneamento básico nada mais é que levar água potável as nossas torneiras e retirar de nossas casas todos os efluentes que produzimos (esgoto) que teoricamente deveria ser tratado antes de ser disposto em algum lugar, caso contrário apenas tiraríamos esse efluente de nossa porta e jogaríamos no quintal do vizinho.

Muitas vezes vemos sendo comercializados livremente em nosso município  água boa dos Brejos, mas por acaso alguém já se questionou quem garante a qualidade dessa água ou até mesmo a água da Compesa será que a Compesa põe a mão no fogo pela água que ela distribui? Será que esta água atende a legislação de potabilidade da água para consumo humano? São estes tipos  de questionamentos que deveríamos fazer e que nos passa batido.

Tecnologia para tratamento de efluentes existem várias para todos os tipos de gostos e bolsos, se conseguirmos recolher o esgoto em valas, controlando entrada  e saída, nessa vala criarmos um leito plantarmos algumas plantas que comeriam as cacas desse efluentes já teríamos uma espécie de tratamento de efluentes, podem ter certeza o efluente sairia com uma qualidade melhor do que entrou, tratamentos desse tipo são de baixo custo o que se precisa são áreas disponíveis para construção dessas estações e áreas livres temos de monte na cidade.

Uma máxima na administração pública é que o que se é gasto em saneamento é economizado em maior quantidade em saúde, fica a dica a nosso legisladores antes de vocês começarem a pensar em quadras, festas, reformas olhem com carinho o saneamento básico de nossa cidade, com ele certinho deve até sobrar mais dim dim para execução de suas obras prometidas.

Saneamento Básico é sinônimo de saúde.

Abraços a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é para vocês.