quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Finalmente nossa Educação

Boa noite a todos!

Demorei muito para escrever sobre a Educação na cidade, é um assunto delicado mas não se pode evitar um dia ele iria chegar.

Primeiro vou ressaltar que sou totalmente a favor dos salários dos professores, professor tem que ganhar bem sim, e pelas mão deles que nossos filhos passam de certa forma eles ajudam a moldar nossos filhos, em muitos casos tem até que educar, porque nem isso muitos tem em casa.

Mas lógico que todo profissional bem remunerado tem que fazer por merecer, muitos com certeza merecem, mas alguns nem aula poderiam estar dando, são atrasados, ficaram no tempo, não acompanham a dinâmica que a educação tem que ter, uma faculdade não faz um profissional, pode até habilitá-lo, o seu interesse em ir além do que ele aprende quando esta na faculdade que o fará um grande profissional, quem trabalha com educação tem sempre que estar atualizado, não adianta as capacitações se o profissional não tira proveito.

Outro ponto importante é a direção, tem que ser um pedagogo formado, que ame educação, que faça dela sua vida, sua missão, não há mais espaço para amadores, nem que se contrate uma pessoa de fora, mas esta pessoa tem que estar capacitada a orientar e se for o caso afastar um professor que não atenda as exigências, que é levar um conhecimento de qualidade ao aluno. Mas se a cidade tiver alguém assim que deixe a politica fora da escola. Pior mesmo é o Secretário de Educação parece que ninguém gosta do cara, meio estranho isso, mas dele não posso falar ele não fez nada, ou não faz nada pelo que dizem dele.

A Escola tem que usar todos os recursos financeiros que tem em prol do aluno, não contratando esse monte de gente que não agregou nada a eles, se tiver que contratar que contrate um profissional que vai fazer a diferença, por exemplo um orientador de informática, tem que se usar o laboratório não foi feito para enfeite do prédio e se quebrar alguma máquina faz parte, o que não pode é deixar as criança excluídas desse mundo digital. Professor tem que sair de dentro da sala de aula e aprender dar aula usando o micro, abre um mundo de possibilidades.

Ninguém é obrigado a saber tudo pelo simples fato de ser um professor, mas o básico seria algo razoável  ouço professores falando cada absurdo, professores leiam muito, pesquisem, procurem artigos científicos tem um monte disponível na internet é só procurar, leiam e usem as boas experiências que possam encontrar e tente coloca-las em prática.

Em meio a tantos tititis de desvio de verba, perseguição política, diminuição do ano letivo e outros está mais que na hora de zerar tudo isso e levar em conta o que importa, que é a educação das crianças da cidade, hoje em dia é fraca, se a criança não tem uma boa base la na frente ela pagará o preço, continuaremos formando alunos sem a mínima base necessária para tentar algo mais alto.

O pior é que isto deve comum em todas as cidades da região, ou em todas pequenas cidades do nordeste sorte de quem pode levar seus filhos para uma escola particular, a verdade é essa, desculpa se alguém se sentir ofendido, mas cabe a vocês tirar a educação da lama que se encontra, mentira, cabe a vocês provar que eu estou errado, tirar ela da lama cabe ao Poder Público e muito mais aos pais em querer um ensino de qualidade a seus filhos.

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é para vocês.