domingo, 30 de setembro de 2012

Cabide de emprego (Prefeitura)

Bom dia amigos!

Hoje por ser domingo to meio light, mas nem por isso deixarei de postar mais alguma coisa que penso sobre   a nossa Prefeitura.

Para não ocupar muito o tempo de quem por acaso venha fazer uma visitinha vou ser breve, eu vejo a Prefeitura como um grande cabide de emprego, eita vaca que da leite porque já é gente mamando, deve ser um lance cultural da cidade mas tem umas coisas que não acho explicação, por exemplo o horário por se trabalha das 7 hs as 13 hs e não das 8 hs as 18 hs, ta eu sei algumas secretárias funcionam o dia todo.

É muita gente pra se fazer pouca coisa uma prefeitura devia funcionar com uma empresa privada ou seja, só ter gente realmente capacitada produzindo o máximo que fosse possível, vou dar um exemplo rápido Trabalhei em uma empresa chamada Henkel até 1995 eram 2200 funcionários ai foi feito um grande corte e se passou a ter um pouco mais de 1000 funcionários, o interessante é que esses funcionários que ficaram mais alguns que foram contratados aumentaram a produção em quase 50%, o que quero dizer é isso quantidade não é qualidade.

É normal se ter Cargos de Confiança em prefeituras mas quando eles extrapolam a um limite fica meio estranho, são anos sem concurso público e me parece que devido a este ano ser um ano eleitoral estes cargos aumentam ainda mais, por que será? Mas o que não da pra entender mesmo é como uma prefeitura a beira da falência ainda insiste em manter toda essa gente, quero ver se eles durarão nesses cargos depois das eleições. 

Alguém pode me questionar  que a prefeitura esta absorvendo mão de obra, evitando desemprego etc etc, mas por que ao invés de absorver todo esse povo que nem sempre tem muito o que fazer a a prefeitura não atrai a iniciativa privada para o município, isso seria o ideal.

Por isso que digo, nossa prefeitura é um cabide de emprego e enquanto quem estiver no comando vir ela dessa forma também e como uma fonte de votos, quem trabalha sério se dedica vai continuar o fazendo ganhando pouco e reclamando que só quem ganha bem são os professores.

Abraços e ótimo domingo a todos!

sábado, 29 de setembro de 2012

Mais um pouco de política

Bom dia amigos!

Morando em uma cidade como Jataúba mesmo não se envolvendo diretamente é impossível ficar alheio ao processo eleitoral que esta ocorrendo na cidade, ainda mais que política é um trem bem legalzinho, fazemos política todos os dias mesmo sem perceber, seja em casa, trabalho ou no nosso lazer, sempre estamos negociando algo.

O que mais se ouve nos guias eleitorais são os famosos projetos, mas o que vem a ser um projeto? Projeto nada mais é o primeiro passo para se conseguir algo, mas apenas ter um projeto não é nada, quem fala que tem um projeto deveria também saber os meios de se executar este projeto, isto é chamado estudo de viabilidade, onde após se colocar suas ideias no papel você vai atras de como elas (o projeto) pode ser executado, a que custo, a quem atende e o principal a necessidade desse projeto, não adianta eu querer construir uma quadra em uma comunidade se na realidade eles necessitam de saneamento básico, isto apenas se consegue fazendo um trabalho de campo conversando com a comunidade.

Ou seja na maioria das vezes quem tem um projeto tem apenas uma idéia que ele pretende executar mas não faz a mínima ideia se isto é viável ou não.

Outra coisa que eu estranho muito é a forma de comunicação entre eleitores e candidatos, como esses candidatos vendem suas ideias aos eleitores, o normal seria através da oratória,   até que me provem o contrário essa deveria ser a principal ferramenta dos políticos, mas aqui não é assim tem candidatos que mal conseguem pedir seu voto, agora vocês imaginem se um candidato desses vai conseguir vender alguma idéia.
Este período eleitoral já esta quase acabando e candidatos não chamam pra si a responsabilidade de defender suas idéias, eu acho estranho, mas quem sou eu para achar algo.

Outra coisa que não se leva em consideração é o nível de instrução dos candidatos, alguém que se declara  que lê e escreve no mínimo nunca poderá discutir temas como educação, pois ela não foi importante pra ele, digo isso porque quem apenas se diz lê e escrever como vai poder interpretar algo, será que vai pedir para o vereador vizinho? Ai vocês podem dizer mas muitos deles venceram na vida e estão muito bem, concordo plenamente com quem achar isso, mas nem por isso eu daria dinheiro meu para uma pessoa dessas administrar, o que é dele tudo bem, mas o meu quero que seja administrado por pessoas capacitadas, se esses agirão de uma forma satisfatória cabe a nós fiscalizá-los.

Tem mais outras coisas que encheriam algumas paginas, mas vou parando por aqui.

Abraço a todos!



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Falando de lixo

Boa noite amigos!
Dia meio corrido hoje, sexta-feira é dia de feira, clima político a mil, cidade movimentada com direito até a assassinato uma loucura, mas vamos ao que interessa.
Eu costumo falar que: o lixo só é lixo quando é disposto de uma forma errada, quando é feito a coleta seletiva ele passa a se chamar resíduos, na verdade nosso simples lixo cientificamente é conhecido por Resíduos Sólidos Urbano.
Resíduo esse que vale um bom dinheiro quando separado corretamente, a famosa reciclagem, isso é feito na cidade mas informalmente, digo informalmente porque é feito de uma forma desorganizada sem uma condi
cão salubre por quem se dispõe a executar esta tarefa.
A coleta seletiva deveria ser feita dentro de nossas casas e estabelecimentos restando aos catadores apenas separar estes resíduos em um local adequado com condições seguras. Mas para isso Jataúba deveria ter um programa de  Educação Ambiental e ir mudando a cultura aos pouquinhos, junto a isso também deveria se criar uma cooperativa de catadores.
Todos os dias eu vejo o caminhão que recolhe o lixo passando e penso, ai vai um tanto de dinheiro, pena que disposto de uma forma errada. Hoje em dia temos como mensurar o quanto se ganha com a Coleta Seletiva  e não estou falando  apenas em espaço esses resíduos ocupam  nos aterros, no caso de Jataúba lixão infelizmente, pode se ter uma ideia de quanto pode se arrecadar em dinheiro e ver que é um negócio totalmente sustentável.
Mas isso só poderei provar se a administração pública quiser meus préstimos, isso mediante a uma gratificação, de graça não da. Resumindo diariamente é jogado dinheiro fora em Jataúba.

Grato a todos!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mobilidade Urbana

Bom dia amigos!!! 
Uma coisa que sempre me intrigou aqui em Jataúba é o uso de alguns espaços de uma forma assim meio errônea, são pequenas coisas que fazem a cidade ficar mais feia, é Jataúba apesar de simpática é bem feinha,  mas este não é o foco dessa prosa.
Andando pelas ruas de Jataúba se percebe o quando um cadeirante sofre aqui, sozinho acho que seria uma tarefa quase que impossível ele se locomover, a falta de conservação de vias públicas e calçadas é nítida, Plano Diretor aqui deve estar muito escondido, Leis de Normas e Posturas deve ser um sonho, sem contar com a falta de educação do povo, me desculpe quem se sentir ofendido.
Em Jataúba os puxadinhos são feitos para a calçada, simplesmente se ocupa essa área fazendo uma espécie de quintalzinho para se bater papo nos finais de tarde, alguns bares usam a rua como sendo extensões de seus comércios, e os motoqueiros esses acham que suas motos devem sempre estar na sombra, mesmo que esta sombra seja nas calçadas, colocam as motos em cima e esta tudo certo, acho que ninguém fala nada por achar que lugar de estacionar uma moto ou carro é sobre as calçadas mesmo, o povo que tem que desvencilhar delas andando pelas ruas, assim como o fazem também quando passam na frente de alguns bares e haja obstrução das vias públicas, se pra quem não tem nenhum problema já é ruim imagina para alguém que é portadora de alguma deficiência.
A rua em que moro é uma das portas principais de entrada pra a feira, com uma grande circulação de pessoas nesse dia, não é que um grupo de comerciantes conseguiram colocar uma corrente impedindo a passagem da população nesse dia, isso apenas pra não ter veículos estacionados em sua frente.
A falta de fiscalização é inexistente cada um faz o que melhor lhe agrada não se preocupando com a população que utiliza o mesmo espaço,  mostrando como o poder público é ineficiente se tratando desses assuntos. Isso tudo contribui para a nossa cidade ficar bem mais feinha.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Falando de política

Queridos amigos nunca imaginei que política fosse levada tão ao extremo onde moro, já tinha ouvido algumas histórias, mas hoje presencio varias. Pra falar a verdade não entendo o motivo de tanta rincha onde amigos viram praticamente inimigos neste período eleitoral.
Pra mim esta eleição será especial vou usar uma urna eletrônica, é sério será minha primeira vez, morei muitos anos em São Paulo, mas nunca mudei meu domicílio eleitoral, ou seja sempre justifiquei, mas acho que saberei operá-la.
Mas deixa de lenga lenga e tenho que começar a tentar expor meu ponto de vista de tudo que vi nesses meses de campanha aqui na cidade de Jataúba-PE. Politico bom aqui não é aquele que trabalha pra todos, e sim é aquele que ganha seus eleitores na base de pequenos favores, sabe é um pouco de madeira aqui, uns sacos de cimentos ali, uma consulta que se paga em algum médico, um carro emprestado e assim se vai levando, detalhe isso é feito sem nenhum fim eleitoral, apenas porque esses representantes muitos caridosos tem isso entre suas atribuições.
E o pior ficam exatamente nisso, em 1 ano aqui não soube de nenhum projeto relevante que foi aprovado na Câmara de Vereadores, logico que posso estar desinformado, mas a grosso modo é isso o coletivo não esta muito na agenda dos políticos com excessões é claro.  
A cidade esta dividida em dois grupos que agem exatamente da mesma forma um é espelho do outro, mas não assumem isso, o grupo ruim sempre será o outro, parece que ganha quem faz mais barulho, que eu odeio são carros de som, motos com escapamento aberto, fogos fica meio que  impraticável o simples ato de descansar, mas para todos isso faz parte da festa.
Se for analisar as propostas dos dois lados Desenvolvimento Sustentável é algo que eles ouviram falar vagamente, esta área eu arrisco criticar com alguma base, afinal faz parte da minha profissão, no meio de discussões ambientais em todo canto aqui isso não chegou, não se tem proposta de projeto de educação ambiental, formação de uma cooperativa de catadores, etc etc resumindo se eu for depender dessas propostas pra trabalhar to lascado rs rs.
E os candidatos isso é um caso a parte, não digo que eles são ruins pois não conheço todos, mas tem uns que se fosse depender do curriculum acho que nem emprego de ajudante geral conseguiria, pelo menos na minha opinião nos dias de hoje não da pra entregar a administração de uma cidade a alguém que não tenha uma mínima formação indiferente de seu sucesso nos negócios pessoais, ele estará lidando com meu dinheiro   
que tem que ser muito bem administrado.
Gostaria muito que se acabasse com o cabide de emprego na Prefeitura é como eu vejo ela hoje, o trem ta falido mas o povo contratado continua lá, sera que é por causa das eleições? 
Por hoje fico por aqui amanha volto a pensar alto mais um pouco.

Abraços a todos (isso se alguem entrar aqui)

Quem sou eu

Bem amigos meu nome é Marcelo, to criando este espaço para externar minhas idéias sem invadir a casa alheia, mas como quem abre o que pensa estará sempre exposto a criticas, este espaço também estará aberto a todos que quiserem apoiar minhas ideias e devaneios e criticá-las.
Assuntos que postarei serão os mais diversos, mas sempre com um pitaco pessoal afinal o Blog é meu, nada de copiar e colar apenas, vamos lá espero que gostem e que comentem, não espero muitas visitas, mas quem chegar sempre será bem vindo.

Abraços a todos