terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Sendo realista

Boa noite a todos!!!

Hoje cedo ouvindo o radialista Geraldo Silva dissertar sobre a situação da Prefeitura, tipo bloqueio de contas, secretariado e ações imediatas que o Sr. Prefeito deve tomar nesse início de mandato concordei com quase todos os pontos mas me prendi a alguns que pretendo expor meu ponto de vista.

Entre os temas comentados por ele estava as metralhas, esses montes de entulhos que emporcalham nossas ruas, por mais que eu tente não consigo entender o porque da responsabilidade da prefeitura em recolher essas metralhas, não sei se isso é pago a ela, mas acho que não, acho um absurdo a retirada desse entulho ser da responsabilidade da prefeitura, quem for responsável pela sujeira que a limpe, pague alguém para retirar este entulho, se quiser que a prefeitura faça esse serviço que a pague sendo assim tudo certo já é uma verba que entra nos cofres da falida prefeitura. Lembrando sempre que mesmo sendo entulho este deveria ser destinado a um local adequado.

Outro ponto tocado por Geraldo foi a falta de Alvarás de Funcionamento de vários estabelecimentos na cidade, deveria ter uma campanha para regularização desses estabelecimentos, dava um prazo e após isso fiscalização e multas seria mais verbas que entrariam nos cofres vindo das taxas e até mesmo das multas, Outra coisa que eu até já escrevi anteriormente é o IPTU, é ridículo o que se cobra o valor não acompanhou a valorização imobiliária, em uma cidade sem arrecadação quando se tem a oportunidade de arrecadar se cobrar esse valor e pedir pra ficar pedindo esmola ao governo mesmo e reclamando que não tem dinheiro pra nada.

Na minha opinião por mais negativas no ponto de vista eleitoral são necessárias, administrar algo muitas vezes e ter que cortar na própria carne, não sou contra cargos comissionados, sou contra como eles são distribuídos  se a prefeitura precisa de profissionais que contrate analisando a capacidade do profissional que vai ocupar a vaga, indiferente de partido, tem que se acabar com esses cabides de emprego isso é vergonhoso, se a mão de obra disponível não pode ser absorvida pelo comercio local cabe a administração pública conseguir meios que mais vagas sejam abertas e não sair empregando todo mundo.

Todos os dias eu vejo o caminhão que recolhe o lixo passando cheio de lixo, isso na opinião de muitos, na minha aquilo são resíduos que se bem tratados geram renda e empregos e em cima disso resolvi colocar o meu lado profissional meio que assim de graça a disposição da cidade,  utilizando o software VERDES (Viabilidade  Econômica de Resíduos Sólidos) fiz um pequeno cálculo  de quanto se perde jogando esse resíduos diretamente no lixão que é outra  vergonha para a cidade, mas vamos aos dados.

Para este cálculo estimei que a população urbana da cidade é de 8000 habitantes, e para dar valor aos resíduos recicláveis peguei dados do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem) após carregar o programa obtive os seguintes resultados: Por mês poderia se gerar uma renda de R$ 31.000,00 ou R$ 372.000,00 por ano, gerando 46 postos de trabalho de 1 salário mínimo. Lógico que isto é uma estimativa os valores podem ser menores ou maiores, sei que na cidade tem gente dentro do lixão recolhendo e vendendo esses resíduos recicláveis, mas sob quais condições? Se fosse aplicado na cidade uma politica de educação ambiental, um programa de coleta seletiva e  se criasse uma cooperativa além de dar dignidade a esses catadores se criaria também renda a eles e a cidade, além de minimizar o descarte de resíduos sólidos urbanos.

Não estou querendo administrar a cidade não, mas estas ações deveriam ser feitas pelo prefeito, elas geram renda e até mesmo empregos, já escrevi muita merda aqui, mas hoje estou sendo bem realista, nada do que escrevi hoje é impossível de ser executado basta vontade e coragem.

Abraços a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é para vocês.