domingo, 9 de dezembro de 2012

Vigilância Sanitária?

Boa noite a todos!


Entende-se por Vigilância Sanitária um conjunto de ações  capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:
1 - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas de processo, da produção ao consumo;
2 - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde
Fonte: Cartilha da Vigilância Sanitária - Anvisa - 2002

Na boa acho que não existe Vigilância Sanitária em Jataúba, se existe não atua, andando pelas ruas da cidade principalmente as sextas-feiras se percebe que em muitos casos higiene não é o forte de muitos comerciantes e não tem ninguém para fiscalizar isso deixando de lado os bares vou me atentar a dois exemplos até mesmo por se tratar de produtos que a população em geral consome.

Em frente a Câmara de Vereadores tem um feirante que vende iogurte, alimento perecível que deve ser armazenado em condições especificas afim de manter a qualidade do produto, mas não é isso que ocorre, os produtos são armazenados em isopores cedo até que estão resfriados, não sei se a uma temperatura adequada, mas no decorrer do dia esses produtos são vendidos praticamente a temperatura ambiente, já saem de la mal refrigerados, ai quem compra muitas vezes são pessoas dos sítios, agora imaginem que horas eles verão uma refrigeração novamente, mas o pior de tudo é que geralmente quem consome esses produtos são crianças.

Outro produto que é vendido na feira são os peixes, ai sim esta um absurdo, uma falta total de higiene total. eu quando quero comer peixe os compro tipo umas 6 hs da manha, depois disso não tenho coragem, começo a pensar no calor, naquelas bancas nojentas, em um monte de fatores que me impedem de comprar peixe em uma hora mais avançada. Novamente não entendo aquela situação no meio da rua e o açougue com box sendo ocupado por bares e alguns comércios, será que sou só eu a achar isso estranho.

Fora a nojeira que fica na rua no final da feira, aquela sujeira não é limpa, não se lava, o calçamento não escoa a  água direito, os moradores da vizinhança devem passar apertado com o mau cheiro que fica, muitas vezes passei por aquele local e chega a dar ânsia é muito nojento aquilo.

Ai fica a pergunta será que não existe ninguém na prefeitura para fazer este tipo de fiscalização? Cadê a Vigilância Sanitária na cidade? Esses foram dois exemplos mas existem vários na cara de todos, e não precisa ser nenhum especialista para vê-los, por muitas vezes sou chato em minhas críticas mas elas sempre visam o bem da população, também sei que cada um tem que ganhar seu sustento, agora do jeito que se faz as coisas nessa cidade parece que só  serão tomadas algumas ações quando alguém se entoxicar seriamente consumindo esses alimentos.

Esses tipos de omissões por parte do Poder Público que me deixam puto, talvés vocês até achem normal tudo isso, mas não é, alguém tem que começar a cobrar essas coisas, não adianta achar que esta fazendo um ótimo trabalho por ter ficado entre as 100 melhores Secretarias de Saúde do Brasil, saúde começa fora dos hospitais, como por exemplo tendo uma Vigilância Sanitária que cobre os procedimentos adequados seja dos comerciantes ou seja da Prefeitura pra dar condições a estes comerciantes trabalharem, ter derivados do leite e  peixes expostos ao tempo durante o dia todo é algo absurdo.

Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é para vocês.